10 dicas (de Hamilton Costa) para produção teatral

     Temos muito artista e pouco produtor. Esta é uma das dificuldades da produção cultural no Brasil. O artista tem que ser também o produtor. Como minha mãe dizia: Cachorro de muito dono morre de fome. Ou seja, ser um grande artista depende de ser um grande produtor... Aí complica.
     O papel do produtor é equivalente ao do diretor e do artista... A organização é sempre a mesma... Por exemplo: O que faz um time de futebol ser grande? O técnico?... Acho que não. Os jogadores?... Depende da temporada. O presidente do time? Acho que isso faz uma grande diferença. É ou não é? Mas no mundo artístico todos querem ser o Neymar...
     Bom, tendo isto em vista, aqui vai algumas singelas dicas, e meu desejo profundo de que muitos se entusiasmem para os caminhos da produção teatral:

1 - Planeje, planeje e planeje. Quanto vai gastar? Quanto vai ganhar? Quem vai precisar? Como vai atrair o público? Quais técnicas de vendas vai realizar? Quantos patrocinadores? Quais patrocinadores se encaixam no projeto? Por que é importante realizar este espetáculo? Para que público ele se destina? Qual o mercado o espetáculo se encaixa? Qual a data de realização? Quais os concorrentes? Quais os possíveis parceiros? Qual a equipe?

2 - Jurídico. Depois de planejado, defina toda a parte jurídica. Isso é sério! Você não vai querer perder tudo por causa de um processo. E sendo bem sincero... Não confie em ninguém. Tem uma grande quantidade de filhos da puta nesse mundo... Nunca duvide disso. Feche todos os contratos.

3 - Monte uma equipe forte. De cima pra baixo seria: você; advogado; contador; assessor de comunicação; diretor; atores; técnicos; e equipe de apoio.

4 - Elabore um cronograma. Um cronograma bem estruturado será 50% do sucesso de seu projeto. Deixe tudo muito claro para sua equipe.

5 - Divulgação NÃO é venda. Nunca acredite em divulgação. As pessoas podem saber da sua produção e podem simplesmente não comparecer.

6 - Venda os ingressos. VENDA! Não conte com o ovo no fiofó da galinha. Venda! Não esqueça. Venda!

7 - Seja organizado. Faça check lists pra caralho! Não deixe nada pra depois. Resolva tudo na hora.

8 - Seja crítico. Anote tudo que fez de errado. E não repita.

9 - Atinja suas metas. Ganhe dinheiro. Senão você não irá querer repetir a dose.

10 - Comemore seu sucesso! Parece estranho, mas no final de tudo, junte a galera e comemore. Isto te dará um gás e um senso de realização que será de suma importância para sua carreira de produtor cultural.

     Se houver algo que eu tenha esquecido ou queira acrescentar, favor comentar. Nossa função é ajudar e se puder melhorar este artigo, agradeço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe também

Novos caminhos para Alice