Como Produzir Uma Peça De Teatro


            Está na hora de produzir seu espetáculo? Não sabe como fazer? Ou quer melhorar a sua forma de produzir? Eu posso te ajudar nisso. Vou te dar um passo a passo simplificado. Comece assim e a medida quer for se tornando experiente vá se aperfeiçoando. O importante é começar. Não fique com dúvidas, não fique com medo...

            Apenas faça. Feito é melhor que perfeito. Erre muito para sempre ter o que corrigir.

            Este é um primeiro check list. Com o tempo você mesmo criará o seu ou melhorará este. Mas SEMPRE use um check list... Entende? SEMPRE.

            VEJA BEM, é o check list que separa o eficiente do não eficiente. Em produção de peças de teatro não existe a tentativa. Você não tenta nada. Ou você faz ou não faz. E o check list é que mostra, mensura, mede, se você é eficiente ou não. Ou o quanto tem que melhorar.

            Eu vou te passar esse check list, mas é você que:

a)      Vai garantir que ele seja cumprido;
b)      Vai usá-lo de forma sábia para gerar melhores resultados;
c)      Vai gerir a sua equipe e distribuir os itens do check list;
d)     Vai garantir que a sua equipe cumpra os prazos e metas;
e)      Vai anotar todas as dificuldades e problemas e desenvolver (fazendo) novos itens para este check list;
f)       Vai usar todos estes conselhos e ser um produtor de sucesso!


BORA COMEÇAR.

1. INFORMAÇÕES BÁSICAS

ANTES de qualquer coisa... O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO????????
Não responda pra mim. Responda pra si mesmo. Entenda, de forma detalhada, qual é o produto que está vendendo. ISSO MESMO! Produzir é vender.

Vou te ajudar.

       I.            Que tipo é sua peça de teatro? (Ex: comédia, infantil, adulto, musical).
    II.            A que público se destina? (Ex: se é de comédia, pode ser besteirol, romântica, comédia dramática. E pra cada subtipo é um público distinto).
 III.            Quanto de recurso vou precisar?
 IV.            Quantas pessoas serão envolvidas?
    V.            Qual o objetivo da produção? (Ex: vender ingresso, atrair público, apresentação gratuita).

Durante a realização das atividades do check list sempre volte nestas definições para saber se está seguindo o caminho certo.

2. A PRODUÇÃO

PRA QUE ESTÁ PRODUZINDO????????

Defina os pontos fundamentais da produção.

Vou te ajudar.

       I.            Qual o nome do evento? (Ex: nome da peça, projeto com mais espetáculos, dia especial, nome da temporada, se for temporada);
    II.            Qual o dia? (certifique-se de ser um bom dia para atração do público);
 III.            Público-alvo que você definiu acima. Agora você vai colocar as características e atividades desse público que você possa aproveitar para convencê-lo a comparecer na sua produção. (e não se esqueça de colocar as principais informações de quem você pretende atingir, como faixa etária, poder aquisitivo, quantidade de pessoas estimadas e outras que julgar necessário);
 IV.            Qual o local? (preste atenção se ele atende a todas as necessidades da produção. Acústica, camarins, iluminação, sonorização, conforto da platéia, visão do palco).

3. CRONOGRAMA

O QUE FAZER????????

As fases um e dois têm a ver com você enxergar tudo que tem que fazer. Esta fase agora você vai escrever o passo a passo das atividades e a ordem de importância. Depois que respondeu as perguntas anteriores escreva as respostas e lembre-se que cada solução trás novos problemas. Vá resolvendo os problemas.

3. RECURSOS

QUANTO EU VOU GASTAR????????

Listou os problemas? Agora liste os valores de cada problema. (Ex: aluguel de som, da luz, do espaço, os cachês dos atores).

Viu quanto vai gastar? Então veja agora quem vai pagar. De onde virá o dinheiro? (patrocínios, venda de ingressos, apoio cultural e outras). Se planejado, tudo dá certo.

Ah! E não se esqueça de definir os responsáveis por esse acompanhamento, junto com as datas limite para respostas de patrocínio, venda de determinada parcela de ingressos e outras ações.

4. DIVULGAÇÃO

QUEM VOCÊ QUER ATRAIR, E COMO ELAS VÃO FICAR SABENDO????????

Como é que ficarão sabendo da sua produção? Quais as formas mais efetivas de divulgação de acordo com o público definido? Quais serão os pontos e formas de venda dos ingressos?
Responda as perguntas e acompanhe como estão ocorrendo as suas ações de divulgação.

4. O EVENTO

EXECUTE O EVENTO!!!!!!!!

Planejou tudo, realizou o passo a passo? Ainda não acabou. Acompanhe se tudo o que foi planejado está sendo executado. E não arranque os cabelos e nem tenha um AVC. Por que vai parecer que tudo está dando errado e vai perceber que as pessoas não estarão tão comprometidas. ISSO É TUDO NORMAL. Relaxa e faça o seu melhor.

Se concentre em: distribuição dos participantes e dos lugares especiais, ordem das atividades do dia, protocolo cerimonial, área de credenciamento e outras questões práticas.

4. E DEPOIS?

ACABOU!!!!!!!!

Não é bem assim. Agora é hora de analisar se os objetivos definidos foram atingidos. E principalmente responda: quais pontos podem ser melhorados para as próximas produções???

Vou te ajudar.

       I.            Faça uma pesquisa de satisfação;
    II.            Acompanhe as opiniões nas redes sociais;
 III.            Pegue as principais críticas e elogios;
 IV.            Veja se deu retorno financeiro;
    V.            Quais foram os problemas ocorridos?;
 VI.            Faça uma pasta com os Clippings de materiais divulgados na imprensa;
VII.            Separe um pen drive com as fotos e vídeos de toda a produção e arquive;
VIII.            Faça a prestação de contas para os patrocinadores;
 IX.            Escreva um relatório final com todas as informações da produção e os objetivos alcançados. (entenda que este relatório é pra você. Não deixe o seu cérebro te enganar. Essa atividade especificamente vai te separar dos outros produtores)

Beleza! Espero ter ajudado e principalmente fazer a diferença em suas futuras produções.
Aproveite também outras dicas nos links abaixo:






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