Como Produzir Uma Peça De Teatro
Está
na hora de produzir seu espetáculo? Não sabe como fazer? Ou quer melhorar a sua
forma de produzir? Eu posso te ajudar nisso. Vou te dar um passo a passo
simplificado. Comece assim e a medida quer for se tornando experiente vá se
aperfeiçoando. O importante é começar. Não fique com dúvidas, não fique com
medo...
Apenas
faça. Feito é melhor que perfeito. Erre muito para sempre ter o que corrigir.
Este
é um primeiro check list. Com o tempo você mesmo criará o seu ou melhorará
este. Mas SEMPRE use um check list... Entende? SEMPRE.
VEJA
BEM, é o check list que separa o eficiente do não eficiente. Em produção de
peças de teatro não existe a tentativa. Você não tenta nada. Ou você faz ou não
faz. E o check list é que mostra, mensura, mede, se você é eficiente ou não. Ou
o quanto tem que melhorar.
Eu
vou te passar esse check list, mas é você que:
a) Vai garantir que ele seja cumprido;
b)
Vai usá-lo de forma sábia para gerar melhores
resultados;
c)
Vai gerir a sua equipe e distribuir os itens do
check list;
d)
Vai garantir que a sua equipe cumpra os prazos e
metas;
e)
Vai anotar todas as dificuldades e problemas e
desenvolver (fazendo) novos itens para este check list;
f) Vai usar todos estes conselhos e ser um produtor de sucesso!
BORA COMEÇAR.
1. INFORMAÇÕES
BÁSICAS
ANTES de qualquer coisa... O QUE VOCÊ ESTÁ
PRODUZINDO????????
Não responda pra mim. Responda pra si mesmo.
Entenda, de forma detalhada, qual é o produto
que está vendendo. ISSO MESMO! Produzir é vender.
Vou te ajudar.
I.
Que tipo é sua peça de teatro? (Ex: comédia,
infantil, adulto, musical).
II.
A que público se destina? (Ex: se é de comédia,
pode ser besteirol, romântica, comédia dramática. E pra cada subtipo é um
público distinto).
III.
Quanto de recurso vou precisar?
IV.
Quantas pessoas serão envolvidas?
V.
Qual o objetivo da produção? (Ex: vender ingresso,
atrair público, apresentação gratuita).
Durante a realização das atividades do check list
sempre volte nestas definições para saber se está seguindo o caminho certo.
2. A PRODUÇÃO
PRA QUE ESTÁ PRODUZINDO????????
Defina os pontos fundamentais da produção.
Vou te ajudar.
I.
Qual o nome do evento? (Ex: nome da peça, projeto
com mais espetáculos, dia especial, nome da temporada, se for temporada);
II.
Qual o dia? (certifique-se de ser um bom dia para
atração do público);
III.
Público-alvo que você definiu acima. Agora você vai
colocar as características e atividades desse público que você possa aproveitar
para convencê-lo a comparecer na sua produção. (e não se esqueça de colocar as
principais informações de quem você pretende atingir, como faixa etária, poder
aquisitivo, quantidade de pessoas estimadas e outras que julgar necessário);
IV.
Qual o local? (preste atenção se ele atende a todas
as necessidades da produção. Acústica, camarins, iluminação, sonorização,
conforto da platéia, visão do palco).
3. CRONOGRAMA
O QUE FAZER????????
As fases um e dois têm a ver com você enxergar tudo
que tem que fazer. Esta fase agora você vai escrever o passo a passo das
atividades e a ordem de importância. Depois que respondeu as perguntas
anteriores escreva as respostas e lembre-se que cada solução trás novos
problemas. Vá resolvendo os problemas.
3. RECURSOS
QUANTO EU VOU GASTAR????????
Listou os problemas? Agora liste os valores de cada
problema. (Ex: aluguel de som, da luz, do espaço, os cachês dos atores).
Viu quanto vai gastar? Então veja agora quem vai
pagar. De onde virá o dinheiro? (patrocínios, venda de ingressos, apoio
cultural e outras). Se planejado, tudo dá certo.
Ah! E não se esqueça de definir os responsáveis por
esse acompanhamento, junto com as datas limite para respostas de patrocínio,
venda de determinada parcela de ingressos e outras ações.
4. DIVULGAÇÃO
QUEM VOCÊ QUER ATRAIR, E COMO ELAS VÃO FICAR
SABENDO????????
Como é que ficarão sabendo da sua produção? Quais
as formas mais efetivas de divulgação de acordo com o público definido? Quais
serão os pontos e formas de venda dos ingressos?
4. O EVENTO
EXECUTE O EVENTO!!!!!!!!
Planejou tudo, realizou o passo a passo? Ainda não
acabou. Acompanhe se tudo o que foi planejado está sendo executado. E não
arranque os cabelos e nem tenha um AVC. Por que vai parecer que tudo está dando
errado e vai perceber que as pessoas não estarão tão comprometidas. ISSO É TUDO
NORMAL. Relaxa e faça o seu melhor.
Se concentre em: distribuição dos participantes e
dos lugares especiais, ordem das atividades do dia, protocolo cerimonial, área
de credenciamento e outras questões práticas.
4. E DEPOIS?
ACABOU!!!!!!!!
Não é bem assim. Agora é hora de analisar se os
objetivos definidos foram atingidos. E principalmente responda: quais pontos podem ser melhorados para as
próximas produções???
Vou te ajudar.
I.
Faça uma pesquisa de satisfação;
II.
Acompanhe as opiniões nas redes sociais;
III.
Pegue as principais críticas e elogios;
IV.
Veja se deu retorno financeiro;
V.
Quais foram os problemas ocorridos?;
VI.
Faça uma pasta com os Clippings de materiais
divulgados na imprensa;
VII.
Separe um pen drive com as fotos e vídeos de toda a
produção e arquive;
VIII.
Faça a prestação de contas para os patrocinadores;
IX.
Escreva um relatório final com todas as informações
da produção e os objetivos alcançados. (entenda que este relatório é pra você.
Não deixe o seu cérebro te enganar. Essa atividade especificamente vai te
separar dos outros produtores)
Beleza! Espero ter ajudado e principalmente fazer a
diferença em suas futuras produções.
Aproveite também outras dicas nos links abaixo:
Instagram: https://www.instagram.com/sucessonoteatro/
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.