Teatro e Patrocínio - Será que dá certo?
E mais um ano começa e temos que realizar nossas produções. Como
fazer? E agora? Bom... Vamos lá. Em primeiro quero deixar bem claro que não
existe receita. Depende muito da cidade onde faz suas produções e como está seu
posicionamento no mercado cultural.
Do Início... Vamos falar com quem está começando. Se você pretende
iniciar suas produções, antes de tudo se defina. Isso é de suma importância. E como
se definir agora será como será reconhecido no futuro. Então cuidado. Faça boas
escolhas. Mesmo que a primeira vista não pareça tão lucrativa com o tempo e
bons trabalhos se tornará.
Então me dá um exemplo. Ok: a montagem de um espetáculo. Sugiro
que pense mesmo com cuidado no espetáculo. Prefira algo que deixe bem claro seu
posicionamento teatral. Comédia, drama, político, crítico, musical, besteirol,
pra adolescente, infantil... Enfim. Não lhe faltam opções. Pois bem. Escolhido seu
nicho, trabalhemos nele. Uma das etapas é o espetáculo. Faz toda a diferença
quem irá contracenar. Se forem iniciantes ou já experientes, quem será o
diretor? Sugiro que não seja você. Não faça tudo sozinho. Isso irá te
atrapalhar mais do que pensa. Bem definidos estes pontos... Montar o projeto do
espetáculo. Com uma roupagem visual que indica claramente do que se trata. Roupagem
esta que será apresentada para seus parceiros e patrocinadores, portanto ela
não pode decepcionar, deve condizer exatamente com o que está propondo. NÃO
ENGANE SEU PARCEIRO. Senão não o receberá novamente.
E agora?... Mão na massa. Quantos patrocinadores pretende
ter? Quanto pretende arrecadar? Quais são as vantagens para seus parceiros?
Oque? Quando? Onde? Como? Por quê? Pra que? Faça o máximo de perguntas possível
para que tudo fique bem claro. Principalmente pra você. Depois... Faça muitas,
muitas ligações. Muitas, muitas reuniões. Receba muitas, muitas negativas e
faça tudo isso com antecedência. Não pense que uma boa reunião lhe garante o patrocínio...
Quem dera! Você deve ligar diversas vezes ainda para lembra-lo do acordo até o
fechamento do contrato.
Bom... Depois de tudo... Trabalhe um pouco mais, para
divulgar e levar público deixando seu patrocinador feliz! Pronto. Quem sabe deu
certo... Não sei. Termine e faça uma avaliação de todo seu modo de agir. Se der certo aprenda a
melhorar. Se der errado aprenda a melhorar.
Faça suas perguntas e comentários.
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